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Dia 4 de Fevereiro de 2004 o Facebook vai para o ar com o nome “Thefacebook” criado por Mark Zuckerberg. Em 2005 a rede social altera o nome para “Facebook” atingindo um recorde, na altura com 5,5 milhões de pessoas.

Em outubro de 2010 o Facebook era a marca com maior quota de mercado tendo uma boa margem em relação aos concorrentes.

A partir dessa altura começaram a aparecer diferentes redes sociais para competir e o Facebook perdeu quota de mercado. Na tabela abaixo conseguimos ver o cronograma da entrada das redes sociais mais significativas no mercado.

Rede SocialData de Lançamento
FriendsterMarço de 2002
Hi5Janeiro de 2004
FacebookFevereiro de 2004
TwitterJulho de 2006
IntagramOutubro de 2010
Snapchat & Google PlusJulho de 2011
Tik TokSetembro de 2016

Neste artigo vamos analisar mais ao detalhe o lançamento do Instagram e do Tik Tok, porque são as que apresentam maior evolução.

Instagram

O Instagram foi lançado para a App Store dia 6 de Outubro de 2010 à meia-noite. Nesse mesmo dia às 6 da manhã os servidores da empresa ficaram sobrecarregados devido à afluência, como tal foram abaixo.

No período de 1 semana o Instagram contava já com mais de 100 000 utilizadores, sendo assim o aplicativo que teve maior taxa de crescimento nessa altura. Em dezembro atingiu o número mágico de 1 milhão de utilizadores. Kevin Systrom consegue então provar a sua previsão de que a comunicação por imagens teria um crescimento exponencial.

Esta evolução do Instagram mostra de perto o crescimento das redes sociais ao longo deste tempo. Um simples sucesso na App Store transformou-se numa empresa avaliada em 1 bilião de dólares em 2012, no momento em que o Facebook decide adquirir a empresa. Desde então o Instagram tem vindo a copiar as funcionalidades das redes sociais da concorrência, para conseguir acompanhar a mudança de hábitos dos utilizadores.

À medida que o Instagram se vai tornando um sucesso, começa a ter de enfrentar os lados sombrios das redes sociais, como, por exemplo o bullying online.

When Instagram started, it was primarily about following people without their approval, it was about sharing permanent photos with a wide group of people, and it was about sharing relatively frequently.

Josh Miller

Atualmente o Instagram está a focar-se em postagens efémeras, testando videoclipes de apenas 15 segundos e dando hipótese ao utilizador de escolher se quer compartilhar a publicação para uma rede particular ou publicamente.

Tik Tok

No final da década de 2010 as empresas das redes sociais adotaram uma postura defensiva. Esta situação deveu-se ao facto de as redes socias ao invés de serem vistas como uma ferramenta útil para comunicar, começaram a ser vistas como uma ferramenta que espalha notícias falsas e que serve para fazer bullying.

O Tik Tok decide entrar no mercado, mesmo com um panorama negativo no setor, com uma ferramenta que se foca especialmente em conteúdo viral em formato de vídeo. Nesta ferramenta os utilizadores podem partilhar vídeos com uma música de fundo e em semelhança às outras redes sociais, as pessoas seguem outras pessoas e colocam “likes” ou comentam nos vídeos.

Todavia o Tik Tok tinha um fator diferencial grande que o fez tornar-se numa rede social com sucesso. Esse fator é um algoritmo que faz com que apareça ao utilizador conteúdo que lhe prenda a atenção, tornando-o assim uma ferramenta de entretenimento.

Este sucesso traduz-se atualmente em 1,6 biliões de download em todo o mundo, de acordo com o Sensor Tower.

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