Raramente um avanço tecnológico cria tanta polémica como o 5G. Mas será que toda essa polémica tem razão de ser? Será que o 5G vai revolucionar a maneira de usar a internet? Qual o impacto para os profissionais de marketing digital?
Um acontecimento repentino que gerou enorme confusão foi a quantidade de gigabytes que as pessoas teriam de ter no telemóvel e o que representavam.
Esta confusão existe porque é difícil definir claramente, qual a diferença tangível, para além que cada “G” representa sempre um passo na evolução tecnológica.
Para conseguirmos decifrar a trapalhada que existe, é necessário analisar o histórico das gerações sem fios.
Geração | Ano | Componentes Chave | Velocidade máxima |
1G | 1980 | Analógico, apenas para chamada de voz | 2.4 Kbps |
2G | 1991 | Digital, com suporte a mensagens de texto | 50 Kbps |
3G | 1998 | Maior taxa de transmissão de dados, maior capacidade e suporte multimédia | 384 Kbps |
4G | 2008 | Integra 3G à internet fixa para oferecer suporte a internet sem fios e desta maneira supera as limitações do 3G. Aumenta a largura de banda e reduz o custo de recursos | 1 Gbps |
5G | 2020 (?) | Taxas de dados mais rápidas, maior eficácia nas conexões, latência e consumo de energia menores | Até 20 Gbps |
Fonte: Life Wire
Conseguimos observar pela tabela acima que desde a introdução do 2G que nunca se viu um crescimento numa escala tão grande em termos de velocidade.
Vamos agora analisar quais os fatores do marketing digital em que o 5G trará maior impacto.
Personalização
A personalização é um fator cada vez mais importante, porque com uma maior eficácia nas conexões da internet, o número de pessoas também vai aumentar, uma vez que a mesma vai chegar às aldeias e a locais que antes não seria possível obter sinal.
Com o aumento do número de pessoas na internet, a personalização e a segmentação tornar-se-á essencial para alcançar os clientes, conforme afirma o estudo da Whiskdata.
Realidade Virtual
O desenvolvimento da realidade virtual tem sido limitado pela tecnologia. Neste sentido o 5G vem ultrapassar essas limitações.
A Apple e a WWF são os grandes exemplos atuais da aposta no 5G.
A Apple apostou numa atualização no iPod touch, permitindo assim aos utilizadores ter a experiência da realidade por apenas $199.
A WWF recentemente fez uma campanha em parceria com a coca-cola tendo por base a realidade virtual como podemos ver no vídeo que se encontra em baixo.
Vídeo
Gradualmente o vídeo tem vindo a ganhar popularidade dentro do marketing digital. Segundo a Cisco, em 2021 80% do conteúdo será em vídeo.
O 5G aumentará essa popularidade, porque um dos principais benefícios será o aumento da velocidade na internet o que fará os utilizadores fazer mais vídeos no telemóvel e ao vivo.
Atualmente, segundo a Vox 60% dos vídeos são vistos com internet de casa, devido às limitações do 4G. O 5G irá combater essa fraqueza do 4G e alterará a tendência.