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Todos os anos surgem imensos artigos sobre as tendências do marketing digital para o próximo ano. Mas será que realmente entendemos a importância desses mesmos artigos?

O Marketing Digital anda cada vez mais a consolidar e a tornar-se uma verdade oficial cujo potencial é enorme e que com uma estratégia bem pensada produz resultados na empresa, tanto ao nível de atrair novos consumidores como ao nível de ampliar o alcance da marca.

Desta maneira, as tendências têm um fator essencial para que sejamos capazes de analisar as mudanças relativamente ao ano anterior, e continuemos com uma visão para o futuro, uma vez que esta é uma das áreas que atualmente está em constante mudança.

Reviews

Com base num estudo da Pew Research Center, 82% dos americanos leem reviews online antes de comprar um produto, seja essa compra feita online ou offline e desses 82%, 40% fazem sempre isso e 42% só fazem às vezes, como se pode ver no gráfico à direita que se encontra no estudo.

Este facto demonstra que potenciar as suas reviews é uma boa aposta para o plano de marketing digital de 2020 das empresas. A verdade é que nenhum comercial é tão forte quanto alguém imparcial a comentar a sua experiência com o produto/serviço.

 

O momento das reviews acontece principalmente nos motores de pesquisa, sendo que o Google corresponde a 92,78%, segundo o estudo da statcounter.

Devido a estes factos é essencial que todas as empresas em 2020, independentemente do negócio em que estão a atuar, tenham o  Google My Business bem configurado, apenas desta maneira os clientes conseguem deixar a sua review no Google.

SEO (Search Engine Optimization)

Esta ferramenta tem sido muito comum ao longo dos anos, no entanto tudo indica que 2020 será o ano em que haverá maior crescimento.

A estratégia de SEO (Search Engine Optimization) terá de ser adaptada às novas tecnologias e aos hábitos dos consumidores.

Numa perspetiva geral, as técnicas de otimização dos websites para os motores de pesquisa vão manter-se iguais, apenas com uma adaptação às novas maneiras com a internet é utilizada.

O que vem a ser coerente com a tendência das reviews. As empresas irão cada vez mais sustentar os seus negócios em reviews, e por uma estratégia de divulgação dos mesmos, o que fará com que os motores de pesquisas deem uma maior relevância a esses websites e consigam assim obter uma melhor posição.

Inteligência Artificial

Ao contrário do que muitas pessoas pensam relativamente à inteligência artificial, nem sempre está associada a um robot com braços e pernas. Os mais extremistas imaginam robots a terem armas e estarem programados para matar, no entanto a verdade é que a tecnologia ainda não está assim tão evoluída, e a inteligência artificial é maioritariamente utilizada para analisar os comportamentos dos consumidores.

Mas não há dúvida que a inteligência artificial veio para ficar, e o investimento está a intensificar-se pois segundo a  Market Watch até 2024 o mercado passará a valer 174 mil milhões de euros.

Conteúdo Áudio

Gradualmente o áudio aumenta a sua popularidade no marketing digital, principalmente em pesquisa por voz, no entanto, este conteúdo não vai ficar por aqui e será cada vez mais frequente a criação de conteúdos de áudio em alternativa à leitura de texto. Já existem muitos blogs que estão a utilizar essa técnica, mantendo sempre a opção também do texto escrito para quem opte por ler.

O número de utilizadores deste formato triplicou nos Estados Unidos, como demonstrado no estudo da  Slyce.

 

 

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